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Newsletter iPsy — Outubro/2025

Índice de Conteúdos

Outubro chega com suas marcações simbólicas e convites ao cuidado: dia das professoras, meses decisivos no calendário escolar, datas que nos lembram da urgência do acolhimento e da corresponsabilidade. Neste mês, convido você a ativar a presença intencional — estar com os estudantes e com você mesma(o), sensível aos sinais, aberto às vozes, atento aos silêncios. Que este outubro seja como um sopro de renovação para nosso fazer psicopedagógico: alinhado às demandas reais, forte nos vínculos e criativo em caminhos.

Tiroteio em escola de Sobral (CE)


Em 25 de setembro de 2025, ocorreu um ataque a tiros na Escola Estadual Professor Luiz Felipe, em Sobral/CE, resultando em 2 mortes e 3 feridos.
Fonte: Globo.com

Esse episódio violento chama atenção para a urgência de protocolos de segurança nas escolas, para um trabalho preventivo com saúde mental e para o fortalecimento da rede entre família, escola e comunidade. Na escuta psicopedagógica, é urgente pensar em como acolher o medo, reconstruir a sensação de pertencimento e retomar a aprendizagem com segurança emocional.

Ciência Aplicada

Uso de IA por estudantes do ensino médio: um alerta
Uma pesquisa da Agência Brasil (setembro/2025) aponta que 7 em cada 10 alunos do ensino médio já utilizam ferramentas de inteligência artificial (como ChatGPT, Gemini etc.) em suas pesquisas escolares. Apenas 32% receberam orientação formal da escola sobre uso responsável.
Fonte: Agencia Brasil

Aplicação prática:

  • Propor oficinas com estudantes mostrando como usar IA como apoio, não substituto.
  • Trabalhar em conjunto com professores para integrar IA a tarefas de forma crítica e ética.
  • Observar, nos atendimentos, se o uso da IA impacta autonomia, criatividade e estratégias de estudo.

No Brasil

  • Carteira Nacional Docente sancionada (Lei nº 15.202/2025)
    Sancionada em 11/09/2025, a lei institui a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento oficial para professores da educação básica pública e privada. Além de servir como identidade funcional, permitirá acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos em transportes, fortalecendo o reconhecimento social da categoria. Para a psicopedagogia, esse movimento reforça a valorização do professor como parceiro indispensável nos processos de aprendizagem.
    Fonte: GOV.BR
  • Sistema Nacional de Educação (SNE)
    O Projeto de Lei Complementar voltou à pauta no Senado em setembro, propondo integrar políticas educacionais, reduzir desigualdades regionais e unificar diretrizes entre União, Estados e Municípios. A aprovação do SNE é vista como um passo essencial para garantir continuidade de políticas e financiamento da educação básica. Para psicopedagogos, pode abrir caminhos para regulamentar práticas de apoio e acolhimento em redes públicas.
    Fonte: SENADO
  • Pro-LEEI — Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
    Lançado em setembro pelo MEC, o programa busca fortalecer a alfabetização inicial por meio de práticas lúdicas e integração entre educação infantil e ensino fundamental. O Pro-LEEI propõe materiais pedagógicos, formação de professores e incentivo a atividades interativas. Psicopedagogos podem contribuir na elaboração de projetos que reforcem consciência fonológica e linguagem oral, aspectos fundamentais para a aprendizagem da leitura.
    Fonte: GOV.BR
  • Retrato da Educação Infantil 2025 prorrogado até 29/09/2025
    O levantamento, prorrogado pelo MEC, tem por objetivo mapear a infraestrutura e os desafios da educação infantil em todo o Brasil. Mais de 4,8 mil municípios já haviam respondido até a data de prorrogação. Para psicopedagogos, esses dados podem servir de base para diagnóstico de necessidades locais e para fortalecer a pauta da primeira infância.
    Fonte: GOV.BR
  • Formação em Educação Integral
    O MEC disponibilizou, entre setembro e outubro, seis módulos formativos sobre gestão democrática, currículo integrado e equidade na educação integral. O material é voltado para gestores, coordenadores e professores. Psicopedagogos podem contribuir oferecendo estratégias que contemplem desenvolvimento socioemocional, funções executivas e aprendizagem significativa, alinhando-se ao conceito de integralidade.
    Fonte: GOV.BR
  • Déficit na formação docente para educação especial
    Um estudo do Instituto Rodrigo Mendes revelou que, no ritmo atual, o Brasil levaria 468 anos para garantir formação adequada de todos os professores da educação básica em educação inclusiva. O dado reforça a urgência de acelerar políticas de formação e ampliar parcerias com especialistas. Psicopedagogos, especialmente os que atuam com inclusão, têm papel essencial em apoiar práticas que contemplem alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem.
    Fonte: JORNAL GRANDE BAHIA

Na Prática

Atividade: “Calendário de presença sensível”
Objetivo: Estimular atenção diária às emoções, dificuldades e progressos dos estudantes, criando registros reflexivos para acompanhamento psicopedagógico.

Passos:

  1. Criar um quadro (digital ou físico) com os dias de outubro.
  2. Em cada dia, registrar: um ponto positivo, um desafio observado, e uma ação planejada.
  3. Compartilhar semanalmente em equipe para identificar padrões.
  4. Ao final do mês, sintetizar numa linha do tempo emocional da turma ou do atendido.

Agenda de Outubro 2025

  • 9 a 11/10 — XIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia (ABPp) e VII Simpósio Internacional da ABPp, Foz do Iguaçu/PR.
    Fonte: www.facebook.com/ABPpNacional
  • 24 a 26/10 — XI Congresso de Psicopedagogia na Bahia: Psicopedagogia e Autismo.
    Fonte: https://congressodepsicopedagogia.com.br/
  • 11 e 12/10 — III Simpósio Nordeste de Psicopedagogia / IX Encontro Nordeste de Psicopedagogia.
    Fonte: www.abpp.com.br/aconteceu
  • 3/10 — I Simpósio Internacional “Duplas e duplos: interrogações teórico-clínicas sobre gêmeos e irmãos” (Instituto Sedes Sapientiae).
    Fonte: www.sedes.org.br

Bloco Especial — Setembro 2025: Mês da Cognição Aplicada

  • Tecnologia com intencionalidade. Em 24/09, ocorreu webinar oficial em Portugal sobre ferramentas pedagógicas com IA. Destaque para o papel do(a) psicopedagogo(a) como curador ético de tecnologias.
    Fonte: www.dgert.gov.pt/webinar-inteligencia-artificial-como-apoio-a-pratica-pedagogica
  • Ambiente atencional protegido. A Lei nº 15.100/2025 (restrição de eletrônicos) e o Decreto 12.385/2025 seguem em implementação. Embora ainda sem dados conclusivos, a medida é coerente com evidências sobre atenção e funções executivas.
    Fonte: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/publicado-decreto-que-regulamenta-uso-de-celular-na-escola
  • FE e Dislexia. Estudos recentes (2025) reforçam que déficits em Memória de Trabalho fonológica estão associados à dislexia, apontando para necessidade de avaliações que diferenciem subcomponentes executivos (MT verbal, visuoespacial etc.).
  • Recomposição das Aprendizagens. Em 19/09, o MEC reforçou adesão ao Pacto pela Recomposição das Aprendizagens, com apoio às redes para mapear defasagens e elaborar planos de recomposição.

Fechamento

Outubro nos convida a caminhar entre tempo e intensidade — dias marcados por datas que apontam para reconhecimento, compromisso e memória. Que possamos habitar este mês com olhos atentos às fronteiras — entre tecnologia e reflexão, estrutura e afetividade, demandas institucionais e singularidades humanas. Que nossa prática psicopedagógica, construída no entrelaçar de saberes e acolhimento, seja motor de transformação e de esperança.

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