Outubro chega com suas marcações simbólicas e convites ao cuidado: dia das professoras, meses decisivos no calendário escolar, datas que nos lembram da urgência do acolhimento e da corresponsabilidade. Neste mês, convido você a ativar a presença intencional — estar com os estudantes e com você mesma(o), sensível aos sinais, aberto às vozes, atento aos silêncios. Que este outubro seja como um sopro de renovação para nosso fazer psicopedagógico: alinhado às demandas reais, forte nos vínculos e criativo em caminhos.
Tiroteio em escola de Sobral (CE)

Em 25 de setembro de 2025, ocorreu um ataque a tiros na Escola Estadual Professor Luiz Felipe, em Sobral/CE, resultando em 2 mortes e 3 feridos.
Fonte: Globo.com
Esse episódio violento chama atenção para a urgência de protocolos de segurança nas escolas, para um trabalho preventivo com saúde mental e para o fortalecimento da rede entre família, escola e comunidade. Na escuta psicopedagógica, é urgente pensar em como acolher o medo, reconstruir a sensação de pertencimento e retomar a aprendizagem com segurança emocional.
Ciência Aplicada

Uso de IA por estudantes do ensino médio: um alerta
Uma pesquisa da Agência Brasil (setembro/2025) aponta que 7 em cada 10 alunos do ensino médio já utilizam ferramentas de inteligência artificial (como ChatGPT, Gemini etc.) em suas pesquisas escolares. Apenas 32% receberam orientação formal da escola sobre uso responsável.
Fonte: Agencia Brasil
Aplicação prática:
- Propor oficinas com estudantes mostrando como usar IA como apoio, não substituto.
- Trabalhar em conjunto com professores para integrar IA a tarefas de forma crítica e ética.
- Observar, nos atendimentos, se o uso da IA impacta autonomia, criatividade e estratégias de estudo.
No Brasil

- Carteira Nacional Docente sancionada (Lei nº 15.202/2025)
Sancionada em 11/09/2025, a lei institui a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento oficial para professores da educação básica pública e privada. Além de servir como identidade funcional, permitirá acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos em transportes, fortalecendo o reconhecimento social da categoria. Para a psicopedagogia, esse movimento reforça a valorização do professor como parceiro indispensável nos processos de aprendizagem.
Fonte: GOV.BR - Sistema Nacional de Educação (SNE)
O Projeto de Lei Complementar voltou à pauta no Senado em setembro, propondo integrar políticas educacionais, reduzir desigualdades regionais e unificar diretrizes entre União, Estados e Municípios. A aprovação do SNE é vista como um passo essencial para garantir continuidade de políticas e financiamento da educação básica. Para psicopedagogos, pode abrir caminhos para regulamentar práticas de apoio e acolhimento em redes públicas.
Fonte: SENADO - Pro-LEEI — Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
Lançado em setembro pelo MEC, o programa busca fortalecer a alfabetização inicial por meio de práticas lúdicas e integração entre educação infantil e ensino fundamental. O Pro-LEEI propõe materiais pedagógicos, formação de professores e incentivo a atividades interativas. Psicopedagogos podem contribuir na elaboração de projetos que reforcem consciência fonológica e linguagem oral, aspectos fundamentais para a aprendizagem da leitura.
Fonte: GOV.BR - Retrato da Educação Infantil 2025 prorrogado até 29/09/2025
O levantamento, prorrogado pelo MEC, tem por objetivo mapear a infraestrutura e os desafios da educação infantil em todo o Brasil. Mais de 4,8 mil municípios já haviam respondido até a data de prorrogação. Para psicopedagogos, esses dados podem servir de base para diagnóstico de necessidades locais e para fortalecer a pauta da primeira infância.
Fonte: GOV.BR - Formação em Educação Integral
O MEC disponibilizou, entre setembro e outubro, seis módulos formativos sobre gestão democrática, currículo integrado e equidade na educação integral. O material é voltado para gestores, coordenadores e professores. Psicopedagogos podem contribuir oferecendo estratégias que contemplem desenvolvimento socioemocional, funções executivas e aprendizagem significativa, alinhando-se ao conceito de integralidade.
Fonte: GOV.BR - Déficit na formação docente para educação especial
Um estudo do Instituto Rodrigo Mendes revelou que, no ritmo atual, o Brasil levaria 468 anos para garantir formação adequada de todos os professores da educação básica em educação inclusiva. O dado reforça a urgência de acelerar políticas de formação e ampliar parcerias com especialistas. Psicopedagogos, especialmente os que atuam com inclusão, têm papel essencial em apoiar práticas que contemplem alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem.
Fonte: JORNAL GRANDE BAHIA
Na Prática

Atividade: “Calendário de presença sensível”
Objetivo: Estimular atenção diária às emoções, dificuldades e progressos dos estudantes, criando registros reflexivos para acompanhamento psicopedagógico.
Passos:
- Criar um quadro (digital ou físico) com os dias de outubro.
- Em cada dia, registrar: um ponto positivo, um desafio observado, e uma ação planejada.
- Compartilhar semanalmente em equipe para identificar padrões.
- Ao final do mês, sintetizar numa linha do tempo emocional da turma ou do atendido.
Agenda de Outubro 2025
- 9 a 11/10 — XIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia (ABPp) e VII Simpósio Internacional da ABPp, Foz do Iguaçu/PR.
Fonte: www.facebook.com/ABPpNacional - 24 a 26/10 — XI Congresso de Psicopedagogia na Bahia: Psicopedagogia e Autismo.
Fonte: https://congressodepsicopedagogia.com.br/ - 11 e 12/10 — III Simpósio Nordeste de Psicopedagogia / IX Encontro Nordeste de Psicopedagogia.
Fonte: www.abpp.com.br/aconteceu - 3/10 — I Simpósio Internacional “Duplas e duplos: interrogações teórico-clínicas sobre gêmeos e irmãos” (Instituto Sedes Sapientiae).
Fonte: www.sedes.org.br
Bloco Especial — Setembro 2025: Mês da Cognição Aplicada
- Tecnologia com intencionalidade. Em 24/09, ocorreu webinar oficial em Portugal sobre ferramentas pedagógicas com IA. Destaque para o papel do(a) psicopedagogo(a) como curador ético de tecnologias.
Fonte: www.dgert.gov.pt/webinar-inteligencia-artificial-como-apoio-a-pratica-pedagogica - Ambiente atencional protegido. A Lei nº 15.100/2025 (restrição de eletrônicos) e o Decreto 12.385/2025 seguem em implementação. Embora ainda sem dados conclusivos, a medida é coerente com evidências sobre atenção e funções executivas.
Fonte: www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/publicado-decreto-que-regulamenta-uso-de-celular-na-escola - FE e Dislexia. Estudos recentes (2025) reforçam que déficits em Memória de Trabalho fonológica estão associados à dislexia, apontando para necessidade de avaliações que diferenciem subcomponentes executivos (MT verbal, visuoespacial etc.).
- Recomposição das Aprendizagens. Em 19/09, o MEC reforçou adesão ao Pacto pela Recomposição das Aprendizagens, com apoio às redes para mapear defasagens e elaborar planos de recomposição.
Fechamento
Outubro nos convida a caminhar entre tempo e intensidade — dias marcados por datas que apontam para reconhecimento, compromisso e memória. Que possamos habitar este mês com olhos atentos às fronteiras — entre tecnologia e reflexão, estrutura e afetividade, demandas institucionais e singularidades humanas. Que nossa prática psicopedagógica, construída no entrelaçar de saberes e acolhimento, seja motor de transformação e de esperança.



